https://www.youtube.com/watch?v=i9-AtHiVHPo

Minha foto
Curitiba, Paraná, Brazil
Admiradora da arte culinária Austríaca e Alemã, estou sempre pesquisando novas receitas e divulgando de uma forma mais fácil e prática. Apresento também receitas próprias e outras da confeitaria Européia. VEJAM SÓ QUE DELÍCIAS!!!

domingo, 10 de julho de 2011

TORTA DOBOS – Dobostorte

Criada em 1884 pelo confeiteiro húngaro József Dobos com o objetivo de ter sempre um bolo mais duradouro em seu estabelecimento – naquela época as condições de refrigeração eram precárias.
O creme amanteigado foi uma grande novidade.
Fonte: Wikipédia

Ingredientes da Massa:
7 ovos
180 g de açúcar
1 pitada de sal
130 g de farinha de trigo
60 g de manteiga amolecida
Casca de limão ralada

Bata na batedeira as claras em ponto de neve com a metade do açúcar. Adicione as raspas de limão e o sal.
Em outra tigela, bata na batedeira as gemas, a manteiga e a outra parte do açúcar. Bata até ficar um creme esbranquiçado. Desligue a batedeira e misture aos poucos a farinha de trigo peneirada e por último as claras em neve.

Obs.: Esta massa deve ser suficiente para fazer 6 camadas da torta (24 cm). Se você tiver 2 fundos de torta do mesmo tamanho, vai mais rápido.

Unte o fundo da forma e forre com papel manteiga untado.
Você deve apenas cobrir o fundo para que cada camada da torta fique bem fina (+-0,5 cm).
Coloque para assar em forno pré-aquecido, 180 graus, por +- 10, até começar a dourar a massa. Cuide para não queimar. Repita o mesmo processo até terminar a massa.

Ingredientes do Recheio:
4 ovos
150 g de açúcar
150 g de chocolate meio-amargo em barra picado
2 colheres (sopa) de água
150 g de manteiga amolecida
3 colheres (sopa) de rum

Bata, sem parar, os ovos com o açúcar em banho-maria, até ficar bem quente e cuidando para não cozinhar e virar “omelete”. Bata na batedeira até ficar bem cremoso.
Derreta o chocolate misturado com a água em banho-maria ou em forno microondas. Adicione a manteiga e o rum. Misture ao creme de ovos batidos.

Montagem da Torta:
Obs.: Separe antes a camada de massa mais bonita para a cobertura.
Recheie a torta e cubra a lateral também. Pode usar um aro para facilitar.

Ingredientes da Cobertura de Caramelo:
130 g de açúcar
40 g de manteiga

Derreta em fogo brando, mexendo sempre, até ficar um caramelo. Aplique em seguida sobre a camada previamente separada. Espere esfriar um pouco, o suficiente para cortar com o auxílio de uma faca grande untada com manteiga. Corte em 16 pedaços e vá colocando cada parte em cima da torta formando um leque (vide foto).